
Esfirra de frango com catupiry
Esfirra de frango com catupiry
Esfiha Fechada de Frango com Catupiry
Um clássico com alma do Oriente Médio e coração brasileiro, a esfiha foi afetuosamente adaptada ao nosso paladar. E nenhuma combinação é mais brasileira do que a de frango com Catupiry®. Nesta receita, uma massa de pão incrivelmente macia e fofinha envolve um recheio cremoso e irresistível de frango desfiado com o autêntico requeijão cremoso. O resultado é um salgado perfeito, com o exterior dourado e um interior quente e que derrete na boca.
Informações Essenciais
Tempo de Preparo: 45 minutos
Tempo de Descanso: 1 hora e 30 minutos
Tempo de Cozimento: 20 a 25 minutos
Tempo Total: 2 horas e 40 minutos
Rendimento: 25 a 30 esfihas
Nível de Dificuldade: Médio
Ingredientes
Para a Massa
700 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco instantâneo
30 g de açúcar (2 colheres de sopa)
10 g de sal (2 colheres de chá)
1 ovo
40 g de margarina ou manteiga, em temperatura ambiente
420 ml de leite morno
Para o Recheio
600 g de peito de frango, cozido e desfiado
300 g de requeijão cremoso tipo Catupiry®
60 g de cheiro-verde (salsa e cebolinha), picado
Sal e pimenta do reino a gosto
Para Pincelar
1 gema de ovo
Modo de Preparo
Etapa 1: Prepare o Recheio
Cozinhe o frango em água e sal até ficar bem macio. Escorra, espere amornar e desfie.
Em uma tigela, misture o frango desfiado já frio com o requeijão cremoso e o cheiro-verde. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. O recheio deve ficar bem cremoso. Reserve.
Etapa 2: Prepare a Massa 3. Em uma superfície de trabalho limpa ou em uma tigela grande, faça um monte com a farinha de trigo. Abra um buraco no centro, como um vulcão. 4. Organize os ingredientes secos: De um lado da borda externa da farinha, coloque o sal e o açúcar. Do outro lado, coloque o fermento. (Isso evita o contato direto do sal com o fermento, o que pode prejudicar sua ação). 5. No centro do vulcão, coloque o ovo, a margarina (ou manteiga) e o leite morno. 6. Comece a misturar os líquidos no centro com um garfo ou com os dedos, incorporando a farinha das bordas aos poucos, até formar uma massa pegajosa. 7. Sove a massa vigorosamente por cerca de 10 a 15 minutos, até que ela fique bem lisa, macia e elástica, soltando das mãos.
Etapa 3: Fermentação e Montagem 8. Faça uma bola com a massa, coloque em uma tigela levemente untada com óleo, cubra com um pano e deixe descansar em um local morno por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. 9. Após o crescimento, pressione a massa para retirar o ar e divida-a em 25 a 30 porções iguais. Boleie cada porção. 10. Abra cada bolinha com os dedos ou com um rolo pequeno, formando um disco. Coloque uma colher de sopa do recheio no centro. 11. Modele a esfiha: Puxe três pontas da borda do disco em direção ao centro, formando um triângulo. Belisque bem as emendas para selar, deixando o recheio bem fechado. 12. Disponha as esfihas modeladas em uma assadeira untada, com a parte da "costura" virada para baixo. Cubra e deixe descansar por mais 20 a 30 minutos (segunda fermentação).
Etapa 4: Asse 13. Pré-aqueça o forno a 180°C. 14. Pincele a superfície de cada esfiha com a gema de ovo levemente batida. 15. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que estejam bem douradas. 16. Sirva quentinha.
Dicas e Variações
Massa Fofinha: O segredo para uma esfiha bem macia está na sova paciente e em respeitar os dois tempos de fermentação. O segundo descanso, já com as esfihas modeladas, é o que garante que elas fiquem bem leves depois de assadas.
Recheio Mais Saboroso: Esta receita tem um recheio prático. Para um sabor ainda mais apurado, prepare um refogado com cebola e alho, adicione o frango desfiado, um pouco de molho de tomate e azeitonas picadas. Deixe esfriar completamente antes de misturar com o Catupiry.
Modelagem sem Erro: Ao fechar a esfiha, certifique-se de beliscar bem as dobras da massa para que o recheio cremoso não vaze ao assar.
Versão Aberta: Para fazer esfihas abertas, abra os discos de massa, faça uma bordinha com os dedos, coloque o recheio no centro (neste caso, pode-se misturar um pouco de muçarela para não secar tanto) e leve para assar.
