
Arroz de puta rica
Arroz de puta rica
Arroz de Puta Rica (Arroz de Festa)
Um prato com nome irreverente e sabor inesquecível, o "Arroz de Puta Rica" é um clássico da culinária brasileira que celebra a fartura. A origem do nome é folclórica, sugerindo um prato feito com os ingredientes mais "ricos" e saborosos que se tem à mão, resultando em uma refeição de uma panela só, completa e sem cerimônias. É uma espécie de "arroz de carreteiro" de luxo, perfeito para alimentar um grupo de amigos e familiares com muito sabor e história.
Informações Essenciais
Tempo de Preparo: 30 minutos (+ tempo para dessalgar a carne de sol)
Tempo de Cozimento: 1 hora
Tempo Total: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 10 a 12 porções
Nível de Dificuldade: Médio
Ingredientes
500 g de coxa e sobrecoxa de frango, cortadas a passarinho
300 g de carne de sol, dessalgada e em cubos
250 g de linguiça calabresa fresca, em rodelas
200 g de linguiça paio ou defumada, em rodelas
80 g de bacon defumado, em cubos
3 xícaras (chá) de arroz agulhinha (aprox. 600 g)
3 a 4 dentes de alho, picados
1,5 litro de água fervente (ou caldo de carne/frango)
30 ml (2 colheres de sopa) de azeite
1 xícara (chá) de ervilhas frescas ou congeladas
½ xícara (chá) de azeitonas verdes, picadas
Cheiro-verde (salsinha e cebolinha) picado a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Pré-preparo: Caso sua carne de sol não seja dessalgada, deixe-a de molho em água na geladeira por 6 a 12 horas, trocando a água a cada 2-3 horas. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta do reino.
Comece pelas Carnes: Em uma panela bem grande e de fundo grosso, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Adicione o bacon e frite até soltar a gordura e ficar crocante. Retire com uma escumadeira e reserve.
Doure as Carnes em Levas: Na gordura que ficou na panela, doure os pedaços de frango até ficarem com uma crosta bonita. Retire e reserve. Faça o mesmo com os cubos de carne de sol e, em seguida, com as rodelas de linguiça calabresa. Reserve todas as carnes douradas.
Prepare o Arroz: Na mesma panela, adicione as rodelas de linguiça defumada (paio) e o alho picado, refogando por 1 minuto até perfumar. Adicione o arroz (lavado e escorrido, se preferir) e refogue por mais 2 minutos, mexendo bem para que os grãos fiquem envoltos na gordura saborizada.
Monte e Cozinhe: Retorne todas as carnes douradas (frango, carne de sol, calabresa) para a panela. Misture delicadamente com o arroz.
Despeje a água fervente sobre a mistura. Tempere com sal (com cuidado, pois as carnes já são salgadas) e pimenta do reino. Mexa uma última vez para distribuir os ingredientes.
Assim que levantar fervura, abaixe o fogo para o mínimo, tampe a panela (deixando uma pequena fresta para o vapor escapar) e cozinhe por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que o arroz esteja cozido e o líquido tenha sido quase todo absorvido. O ideal é que o arroz fique úmido.
Finalize: Desligue o fogo. Adicione as ervilhas, as azeitonas, o bacon crocante reservado e o cheiro-verde picado. Misture tudo delicadamente com um garfo para soltar os grãos.
Descanse e Sirva: Tampe a panela novamente e deixe o arroz descansar por 5 a 10 minutos antes de servir. Isso ajuda a finalizar o cozimento no vapor e a apurar os sabores.
Dicas e Variações
O Nome Curioso: O nome irreverente deste prato tem algumas explicações folclóricas. A mais comum é que era um arroz feito rapidamente com os ingredientes mais "nobres" (ricos) que se tinha à mão, resultando em um prato farto e delicioso, sem muita cerimônia.
A Carne de Sol: Não pule a etapa de dessalgar a carne de sol, caso ela não tenha sido comprada já dessalgada. Esse processo é fundamental para o equilíbrio de sal do prato.
Para um Arroz Soltinho: O segredo para não deixar o arroz empapado, mesmo em um prato úmido, é a "fritura" ou "tostagem" dos grãos no refogado antes de adicionar a água. Evite mexer em excesso durante o cozimento.
Variações: Este prato é uma tela em branco para a criatividade. Sinta-se à vontade para adicionar outros ingredientes, como costelinha de porco, pimentões coloridos picados no refogado ou um toque de açafrão-da-terra (cúrcuma) para dar uma cor mais amarelada.