
Trotei
Trotei
Tortéi de Moranga com Molho de Carne (Receita de Bento Gonçalves)
Um dos pratos mais emblemáticos e queridos da herança italiana na serra gaúcha, o Tortéi (ou Tortelli) de Moranga é uma celebração do contraste de sabores. Delicadas massas frescas envolvem um recheio cremoso e adocicado de abóbora, que é tradicionalmente servido com um molho salgado e robusto, como este de carne moída. A combinação do doce com o salgado, finalizada com queijo parmesão, é o que torna este prato uma experiência gastronômica única e inesquecível.
Informações Essenciais
Tempo de Preparo: 2 horas
Tempo de Cozimento: 2 horas
Tempo Total: 4 horas
Rendimento: 12 a 15 porções (receita de festa)
Nível de Dificuldade: Difícil
Ingredientes
Para a Massa
1 kg de farinha de trigo
6 ovos grandes
1 colher (chá) de sal
Para o Recheio de Moranga
1 kg de abóbora moranga ou cabotiá
200 g de queijo parmesão, ralado na hora
1 colher (café) de noz-moscada, ralada na hora
Sal a gosto
1 xícara (chá) de caldo de galinha (opcional, para ajustar a textura)
Para o Molho de Carne
500 g de carne moída
200 g de manteiga
1 kg de cebola, picada finamente
1 kg de tomate, sem pele e sem sementes, picado
1 xícara (chá) de caldo de galinha
Sal e temperos a gosto (pimenta do reino, orégano)
Queijo parmesão ralado para servir
Modo de Preparo
Etapa 1: Comece pelos Preparos Longos (Recheio e Molho)
Prepare o Recheio: Pré-aqueça o forno a 200°C. Corte a abóbora em pedaços grandes, retire as sementes e coloque em uma assadeira. Asse por cerca de 40-50 minutos, ou até que a polpa esteja bem macia. Com uma colher, raspe a polpa e passe por um espremedor de batatas ou amasse bem com um garfo para formar um purê.
Em uma tigela, misture o purê de abóbora com o queijo parmesão ralado e a noz-moscada. Tempere com sal. Se o purê estiver muito seco, adicione um pouco de caldo de galinha para dar liga. Deixe esfriar completamente.
Prepare o Molho: Enquanto a abóbora assa, em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola picada e refogue lentamente por 15-20 minutos, até que esteja muito macia e translúcida.
Aumente o fogo, junte a carne moída e frite bem, desmanchando os grumos, até que esteja dourada. Adicione os tomates picados, o caldo de galinha e tempere com sal e pimenta.
Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por pelo menos 1 hora, mexendo de vez em quando, até o molho ficar bem apurado, espesso e saboroso.
Etapa 2: Prepare a Massa e Monte os Tortéi 6. Faça a Massa: Em uma superfície limpa, faça um monte com a farinha e o sal e abra um buraco no centro. Adicione os ovos. Com um garfo, comece a incorporar a farinha aos ovos e, em seguida, trabalhe com as mãos. 7. Sove vigorosamente por 10 a 15 minutos, até obter uma massa lisa e elástica. Enrole em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. 8. Abra a Massa: Divida a massa em porções e, em uma superfície enfarinhada, abra cada uma com um rolo ou cilindro até obter uma lâmina bem fina. 9. Monte os Tortéi: Sobre uma lâmina de massa, distribua pequenas porções (cerca de 1 colher de chá) do recheio de moranga já frio, deixando um espaço entre elas. Cubra com outra lâmina de massa e pressione suavemente ao redor do recheio para retirar o ar. 10. Com uma carretilha ou faca, corte os tortéi em formato quadrado ou de meia-lua. Pressione bem as bordas para selar.
Etapa 3: Cozinhe e Sirva 11. Ferva uma panela grande com bastante água e sal. 12. Cozinhe os tortéi em levas, por cerca de 5 a 7 minutos. Eles estarão prontos quando subirem à superfície e a massa estiver al dente. 13. Retire com uma escumadeira e sirva imediatamente em pratos fundos, cobertos com uma porção generosa do molho de carne quente e finalizados com mais queijo parmesão ralado.
Dicas e Variações
O Recheio Perfeito: O segredo para um recheio de abóbora que não umedece a massa é assar a abóbora em vez de cozinhá-la na água. Isso concentra o sabor e resulta em uma polpa mais seca e adocicada.
O Toque Secreto (Amaretti): Muitas receitas tradicionais de tortéi na Itália e na Serra Gaúcha incluem biscoitos amaretti moídos no recheio. O sabor de amêndoas amargas contrasta lindamente com a doçura da abóbora. Experimente adicionar ½ xícara.
Molho Clássico de Manteiga e Sálvia: Se preferir um molho mais simples que destaque o sabor do recheio, sirva os tortéi cozidos em um molho de manteiga e sálvia. Basta derreter manteiga em uma frigideira com folhas de sálvia fresca até dourar levemente.
Congelamento: Os tortéi frescos congelam muito bem. Disponha-os em uma única camada em uma bandeja enfarinhada e leve ao freezer. Depois de congelados, transfira para um saco. Cozinhe-os diretamente do freezer, adicionando 2 a 3 minutos ao tempo de cozimento.

