
Arroz de brócolis
Arroz de brócolis
Arroz de Brócolis
Um dos acompanhamentos mais clássicos e queridos da cozinha brasileira, o Arroz de Brócolis leva cor, sabor e nutrientes para a refeição do dia a dia. Com o preparo correto, o brócolis mantém sua cor verde-viva e textura crocante, transformando um simples arroz branco em um prato muito mais interessante e delicioso. É a guarnição perfeita para carnes, frango e peixes.
Informações Essenciais
Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 25 minutos
Tempo Total: 40 minutos
Rendimento: 8 a 10 porções
Nível de Dificuldade: Fácil
Ingredientes
500 g de arroz agulhinha (tipo 1)
500 g de brócolis fresco (tipo ninja/japonês)
50 g de manteiga (ou azeite)
1 cebola média, picada finamente
2 dentes de alho, picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Aproximadamente 1 litro de água fervente
Modo de Preparo
Prepare o Brócolis: Separe os buquês (floretes) do brócolis. Leve uma panela com água e sal para ferver. Cozinhe os floretes de brócolis por apenas 2 minutos (branqueamento).
Choque Térmico: Com uma escumadeira, retire o brócolis da água fervente e mergulhe-o imediatamente em uma tigela com água e gelo. Isso interrompe o cozimento e preserva a cor verde vibrante. Após alguns instantes, escorra bem e pique os floretes em pedaços menores. Reserve.
Refogue o Arroz: Em uma panela média, derreta metade da manteiga (25 g) em fogo médio. Adicione a cebola e refogue até ficar translúcida. Junte o alho e refogue por mais 1 minuto, até perfumar.
Cozinhe o Arroz: Lave e escorra o arroz. Adicione-o à panela e refogue por 2 minutos, mexendo para que todos os grãos fiquem envoltos na gordura. Tempere com sal.
Despeje a água fervente na panela, o suficiente para cobrir o arroz com cerca de dois dedos de água (aproximadamente 1 litro). Deixe cozinhar em fogo médio com a panela semi-tampada, até que a água seque e o arroz esteja macio e soltinho.
Finalize: Com o arroz já cozido e o fogo desligado, adicione o brócolis picado e o restante da manteiga. Misture delicadamente com um garfo para soltar os grãos e incorporar os ingredientes.
Prove e ajuste o sal e a pimenta do reino, se necessário. Sirva imediatamente, bem quente.
Dicas e Variações
Aproveitamento Integral: Não descarte os talos do brócolis! Descasque a parte mais fibrosa, pique em cubinhos e refogue junto com a cebola e o alho. Fica delicioso e evita o desperdício.
Arroz Cremoso: Para uma versão mais cremosa, adicione 100 g de requeijão cremoso ou queijo parmesão ralado junto com o brócolis no final do preparo.
Com um Toque a Mais: Cubinhos de bacon fritos ou lascas de amêndoas torradas adicionados na finalização dão uma crocância e um sabor especial ao prato.
Arroz Soltinho: O segredo para um arroz soltinho é refogá-lo bem ("fritar" os grãos) antes de adicionar a água quente e evitar mexer em excesso durante o cozimento.