
Salada waldorf
Salada Waldorf
Salada Waldorf Clássica
Nascida no famoso hotel Waldorf-Astoria em Nova York no final do século XIX, a Salada Waldorf é um clássico atemporal que equilibra texturas e sabores de forma magistral. A crocância da maçã verde e do salsão, a doçura das uvas, a riqueza das nozes e a cremosidade do molho se unem para criar uma salada que é, ao mesmo tempo, refrescante, sofisticada e surpreendentemente fácil de fazer. É perfeita como entrada, acompanhamento para carnes brancas ou para uma refeição leve.
Informações Essenciais
Tempo de Preparo: 20 minutos
Tempo Total: 20 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções
Nível de Dificuldade: Fácil
Ingredientes
Para a Salada
1 maçã-verde grande, com casca
2 talos de salsão, em cubos pequenos (aprox. 50 g)
200 g de uva Itália (ou outra uva verde), cortadas ao meio
100 g de nozes, picadas grosseiramente
Folhas de alface crespa ou americana para servir
Para o Molho Cremoso
100 g de maionese
200 g de creme de leite
60 ml de suco de limão (suco de 1 a 2 limões)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora, a gosto
Modo de Preparo
Prepare a Maçã: Lave bem a maçã e corte-a em cubos de tamanho médio, mantendo a casca. Para evitar que escureça, coloque os cubos imediatamente em uma tigela com água fria e metade do suco de limão.
Prepare os Outros Ingredientes: Lave e pique o salsão em cubinhos. Corte as uvas ao meio e, se necessário, retire as sementes. Reserve.
Faça o Molho: Em uma saladeira grande, misture a maionese, o creme de leite e o restante do suco de limão. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e mexa bem com um batedor de arame (fouet) ou garfo, até obter um molho liso e homogêneo.
Monte a Salada: Escorra muito bem os cubos de maçã. Adicione-os à tigela com o molho, junto com o salsão, as uvas e a maior parte das nozes picadas (reserve um pouco para decorar).
Misture delicadamente todos os ingredientes, até que fiquem bem envolvidos pelo molho cremoso.
Sirva: Faça uma cama com as folhas de alface em um prato de servir ou em pratos individuais. Disponha a salada Waldorf sobre as folhas e decore com o restante das nozes picadas.
Sirva imediatamente, enquanto os ingredientes ainda estão crocantes.
Dicas e Variações
A Maçã Ideal: A maçã-verde (tipo Granny Smith) é a clássica por sua acidez e crocância. Maçãs mais doces e firmes, como a Fuji ou a Gala, também podem ser usadas com ótimos resultados.
Nozes Crocantes: Para um sabor e uma crocância extra, toste levemente as nozes em uma frigideira seca por alguns minutos antes de picá-las. Deixe esfriar completamente antes de adicionar à salada.
Variação com Proteína: Transforme a salada em uma refeição completa adicionando 2 xícaras de peito de frango cozido e desfiado ou peito de peru defumado em cubos. Fica delicioso!
Uvas Práticas: Para facilitar o preparo, use uvas sem sementes (verdes ou roxas). Elas podem ser usadas inteiras, se forem pequenas, ou cortadas ao meio.
Planejamento: Você pode preparar o molho com antecedência e guardá-lo na geladeira. Pique as frutas e monte a salada apenas na hora de servir para garantir que tudo fique fresco e crocante.