
As dicas e segredos de um risoto italiano
As dicas e segredos de um risoto italiano
É mais ou menos meia hora que o prato leva para ficar pronto.
Primeiro, você gasta uns minutos para preparar sua mise en place: picar, ralar ou passar a cebola no liqüidificador; ralar o queijo; abrir o pacote de manteiga e separar o quanto vai usar; abrir uma garrafa de vinho branco; abrir o pacote de arroz; colocar o caldo de galinha para ferver; separar e preparar os outros ingredientes, dependendo do risoto escolhido.
Mas, depois é que vem o principal e você, uma vez tendo começado, não pode parar nem para atender o mais importante telefonema.
Tudo pode esperar, mas o risoto não.
Dicas importantes:Para o sucesso do risotto é necessário:
Não esquecer que o risotto à italiana nada tem a ver com os nossos tradicionais risotos de frango, de camarão, nem com a paella, nem com os risotos de Portugal, como o arroz de pato ou o delicioso arroz de tamboril.
Ao contrário dos demais, o italiano é feito sem lavar o arroz para que o amido não vá embora e o prato fique cremoso e "ligado" (como se diz na gíria culinária).
Por isso, não lave o arroz, mesmo que sua cozinheira de mais de 20 anos de casa peça as contas.
Procure, nas boas lojas do ramo, um arroz italiano para fazer o risotto, principalmente o do tipo arborio, o mais popular por aqui.
O ideal é gastar uns reais a mais e comprar o melhor.
Outro detalhe: quem não preparar seu próprio caldo de galinha e usar os "cubinhos" para dissolvê-los em água deve retirar todo o excesso de gordura e também aquelas ervas que aparecem boiando na água.
Também é importante usar um queijo parmesão de ótima qualidade, ralado na hora. Claro que o queijo parmigiano italiano é imbatível, mas existem queijos nacionais de boa qualidade, além dos argentinos, todos a preços acessíveis.
Valor do tempo, você compreenderá o valor de cinco minutos quando o risotto ficar pronto: este é o tempo que levará para devorá-lo, se estiver "bem feitinho"...