
CROQUETE

CROQUETE
O croquete de carne é um dos salgados mais tradicionais das mesas brasileiras, unindo um recheio suculento de carne refogada a uma base cremosa de bechamel enriquecida com queijo. O segredo deste preparo está no contraste entre a casquinha dourada e crocante e o interior extremamente macio e saboroso.
Croquete de Carne
Tempo de Preparo: 60 minutos (mais tempo de resfriamento)
Rendimento: Aproximadamente 40 unidades
Ingredientes
Qtde. Unidade Ingrediente
500 g Carne moída de 1ª (patinho ou coxão mole)
100 g Tomate concassé (sem pele e sem sementes)
2 dentes Alho picado
150 g Cebola picada
100 g Queijo ralado
100 g Farinha de trigo
1/2 molho Tempero verde (salsa e cebolinha)
500 ml Leite
100 g Manteiga sem sal
q.b. - Sal e Pimenta
q.b. - Óleo para fritura
q.b. - Farinha de rosca para empanar
q.b. - Claras de ovo para empanar
Modo de Fazer
Refogado: Em uma panela com um pouco de óleo, refogue a carne moída com a cebola, o alho e o tomate concassé. Cozinhe bem, ajuste o sal e a pimenta, e adicione o tempero verde. Reserve e deixe esfriar levemente.
Base de Creme (Roux): Em outra panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo, mexendo por cerca de 2 minutos para cozinhar a farinha sem deixar escurecer demais.
Finalização do Creme: Vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor (fouet) para não formar grumos. Adicione o queijo ralado e continue mexendo até formar um creme bem espesso e desgrudar do fundo da panela. Acerte o tempero.
União e Resfriamento: Misture o refogado de carne ao creme grosso. Transfira para um recipiente e deixe esfriar completamente (preferencialmente na geladeira) para facilitar a modelagem.
Montagem e Fritura: Com a massa fria, molde os croquetes no formato de cilindros. Passe cada um primeiro na clara levemente batida e depois na farinha de rosca.
Serviço: Frite em óleo quente até dourarem por igual. Escorra em papel absorvente.
Dicas
Resfriamento é Chave: Nunca tente modelar os croquetes com a massa morna, pois eles podem abrir na fritura. O ideal é deixar a massa na geladeira por pelo menos 2 horas.
Empanamento Duplo: Se desejar uma casca ainda mais firme, você pode passar na farinha de rosca, depois na clara e na farinha de rosca novamente.
Variação de Tempero: Uma pitada de noz-moscada ralada na hora no creme de leite e queijo realça incrivelmente o sabor do bechamel.
