
Tortilha de batata
Tortilha de batata
A Tortilha de Batata (ou Tortilla de Patatas) é um dos pilares da gastronomia espanhola. Diferente de um omelete comum, sua técnica de cozimento das batatas no azeite em fogo baixo (processo de confitar) garante uma textura aveludada que derrete na boca. É um prato versátil, perfeito tanto para um café da manhã reforçado quanto para um jantar leve ou como petisco (tapa).
Ingredientes
3 batatas médias
3 ovos
1 dente de alho
1 cebola pequena
Tomilho ou orégano fresco a gosto
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1 colher de chá de cebolete (para finalizar)
1/3 xícara de chá de azeite
Modo de Fazer
Preparação: Descasque as batatas e corte-as em fatias bem finas (se tiver uma mandolina, use-a). Corte a cebola em tiras finas.
Confitar: Em uma panela, coloque as batatas e adicione o azeite até cobri-las. Junte o dente de alho e as ervas frescas. Cozinhe em fogo mínimo até que as batatas fiquem muito macias (teste com um garfo), sem deixar dourar.
Drenagem: Escorra as batatas com cuidado e reserve o azeite.
Base de Ovos: Em uma tigela, bata os ovos ligeiramente com o sal.
Mistura: Adicione parte das batatas aos ovos e amasse levemente com o garfo para dar cremosidade. Junte o restante das batatas (mantendo algumas fatias inteiras), a cebola e a pimenta-do-reino. Misture com delicadeza.
Cozimento: Aqueça uma frigideira antiaderente pequena untada com um pouco do azeite reservado. Despeje a mistura, tampe e cozinhe em fogo médio por cerca de 1 minuto e meio.
Finalização: Com a ajuda de um prato, vire a tortilha e doure o outro lado por mais 1 a 2 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar tampada por 1 minuto.
Dicas
O Toque do Chef: Sirva com cebolete fresca por cima para trazer cor e um frescor final.
Aproveitamento: O azeite que sobrou do cozimento está aromatizado com alho e ervas; use-o para temperar saladas ou fazer um refogado delicioso depois.
Ponto ideal: Se preferir a tortilha mais úmida no centro (estilo "babosa"), diminua o tempo de fogo após virar.
