Geleia de pimenta

Geleia de pimenta

Prepare-se para uma explosão de sabores! Esta geleia é uma combinação inusitada e irresistível do doce e suculento abacaxi com o toque picante da pimenta dedo-de-moça. O resultado é um condimento agridoce e vibrante, perfeito para surpreender o paladar e adicionar um toque especial a pratos doces e salgados.

Ingredientes

  • 1 abacaxi maduro

  • 2 xícaras de chá de açúcar

  • 10 pimentas dedo-de-moça

  • 1/2 xícara de café de suco de limão

  • 1 colher de sopa da semente da pimenta dedo-de-moça

  • Água (quantidade a ser usada no liquidificador)

Modo de Preparo

  1. Descasque e corte o abacaxi em cubos, descartando o talo central e as cascas.

  2. Coloque os cubos de abacaxi no liquidificador juntamente com uma pequena quantidade de água (o suficiente para ajudar a bater) e processe até obter um caldo grosso.

  3. Corte as pimentas dedo-de-moça ao meio e retire todas as sementes. Reserve as sementes para adicionar no final.

  4. No liquidificador, adicione as pimentas sem sementes ao caldo de abacaxi e bata bem para triturar.

  5. Em uma panela, coloque o líquido batido, acrescente o açúcar e o suco de limão.

  6. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até a mistura ferver e começar a reduzir. Continue cozinhando até obter a textura de geleia.

  7. Desligue o fogo e adicione as sementes da pimenta reservadas. Misture para que se incorporem à geleia.

  8. Transfira a geleia para um recipiente refratário ou potes de vidro esterilizados e leve à geladeira. Está pronta para servir!

Dica de Ingrediente Ao manusear as pimentas, use luvas para evitar o contato direto com a pele, pois a capsaicina (substância que causa a ardência) pode causar irritação.

Dica Alimentar Esta geleia agridoce é um acompanhamento versátil. Experimente servi-la com carnes grelhadas (frango ou porco), em um sanduíche de queijo, ou como um toque especial em uma tábua de queijos.

Dica Nutricional O abacaxi é uma excelente fonte de vitamina C e manganês. Ele também contém bromelina, uma enzima digestiva que auxilia na quebra de proteínas, contribuindo para a saúde do sistema digestivo.