
Peixe a portuguesa do Miguel Nicoletti
Peixe a portuguesa do Miguel Nicoletti
Peixe à Portuguesa Gratinado (Receita de Miguel Nicoletti)
Uma receita de família, farta e cheia de afeto, este prato é uma versão rica e reconfortante do clássico "Peixe à Portuguesa". A tradicional montagem em camadas de peixe, cebola e tomate é elevada a um novo patamar com uma cobertura luxuosa de batatas cozidas, nata (ou creme de leite) e uma camada generosa de queijo muçarela gratinado. O resultado é uma refeição completa em uma única travessa, perfeita para um almoço de domingo ou para reunir pessoas queridas.
Informações Essenciais
Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Cozimento: 1 hora
Tempo Total: 1 hora e 40 minutos
Rendimento: 8 a 10 porções
Nível de Dificuldade: Médio
Ingredientes
Para o Peixe e as Camadas
1,5 kg de filés ou postas de peixe branco firme (Congrio, Badejo, Namorado, etc.)
3 cebolas grandes, em rodelas
4 tomates maduros, em rodelas
300 g de palmito em conserva, em rodelas
200 g de azeitonas (verdes ou pretas), sem caroço
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de orégano seco
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva para regar
Para a Cobertura Gratinada
2 kg de batatas, descascadas e em rodelas
500 ml de creme de leite fresco (nata) ou creme de leite UHT
300 g de queijo muçarela, fatiado ou ralado
Modo de Preparo
Etapa 1: Pré-preparos
Prepare as Batatas: Cozinhe as rodelas de batata em uma panela com água e sal até ficarem macias, mas ainda firmes o suficiente para não desmancharem. Escorra e reserve.
Prepare o Peixe: Tempere as postas ou filés de peixe com sal e pimenta do reino. Passe cada pedaço levemente na farinha de trigo, retirando o excesso.
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Etapa 2: Monte a Base 4. Em um refratário grande e fundo, regue o fundo com um bom fio de azeite. 5. Faça uma cama com metade das rodelas de cebola e metade das rodelas de tomate. Tempere com uma pitada de sal, pimenta e orégano. 6. Acomode metade das postas de peixe sobre os vegetais. Distribua metade do palmito e metade das azeitonas por cima. 7. Repita as camadas: faça mais uma camada com o restante da cebola e do tomate, seguida pelo restante do peixe, palmito e azeitonas. 8. Regue tudo generosamente com azeite de oliva e polvilhe mais um pouco de orégano.
Etapa 3: Cozinhe e Finalize 9. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 20 a 25 minutos, para que o peixe comece a cozinhar. 10. Retire o refratário do forno. Com cuidado, cubra toda a superfície com as rodelas de batata cozida, sobrepondo-as ligeiramente. 11. Despeje o creme de leite (nata) por toda a camada de batatas. 12. Cubra generosamente com o queijo muçarela. 13. Retorne ao forno, aumentando a temperatura para 200°C, e asse por mais 20 a 25 minutos, ou até o creme borbulhar e o queijo estar completamente derretido e gratinado. 14. Deixe o prato descansar por 10 minutos antes de servir.
Dicas e Variações
O Peixe Certo: Peixes de carne branca e firme, que se mantêm inteiros durante o cozimento, são os ideais. Congrio, Badejo, Namorado ou Cação em postas altas são excelentes escolhas.
Batatas no Ponto: Cozinhe as batatas apenas até ficarem macias, mas ainda firmes. Elas terminarão de cozinhar no forno e, assim, não correm o risco de desmanchar.
Nata ou Creme de Leite? A nata (creme de leite fresco) confere um sabor mais rico e uma textura que tende a talhar menos com o calor do forno. O creme de leite UHT também funciona, mas o resultado com a nata é superior.
Um Prato Completo: Esta receita já é uma refeição completa, combinando a proteína, os vegetais e o carboidrato da batata. Sirva com arroz branco para aproveitar o molho cremoso e uma salada de folhas verdes simples para acompanhar.