
Pisto Manchego (Ratatouille de La Mancha)
Pisto Manchego (Ratatouille de La Mancha)
Pisto Manchego (Ratatouille de La Mancha)
Originário das planícies de Castilla-La Mancha, este prato é a celebração definitiva dos vegetais da horta. Diferente de outras versões, o segredo do Pisto Manchego reside no tempo: os ingredientes cozinham lentamente até se fundirem em um molho rico e aveludado. É uma receita versátil que brilha tanto como uma entrada rústica quanto como acompanhamento para carnes ou um ovo frito perfeito.
Dificuldade: Fácil (exige paciência)
Rendimento: 4 pessoas
Tempo Total: 2h 15min (aproximadamente)
Ingredientes
2 Dentes de alho
250g de Cebola
200g de Pimentão verde
200g de Pimentão vermelho
300g de Abobrinha
4 Tomates maduros grandes
Azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora
Sugestão de Finalização: Queijo Manchego ralado ou em lascas (para honrar o nome do prato)
Modo de Fazer
Preparação dos Tomates: Ferva uma panela com água. Retire o miolo dos tomates e faça um corte em cruz na base de cada um. Mergulhe-os na água fervente por 15 a 20 segundos, retire e coloque imediatamente em uma tigela com água gelada. Descasque-os com facilidade e bata-os no liquidificador (ou pique-os muito finamente).
O Refogado Inicial: Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Lave os pimentões e a abobrinha, cortando-os em cubos de tamanho semelhante para um cozimento uniforme.
Cozimento Lento: Em uma panela com uma quantidade generosa de azeite, refogue o alho e a cebola em fogo baixo por 15 minutos, até ficarem bem macios. Adicione os pimentões (verde e vermelho) e refogue por mais 15 minutos.
A Fusão de Sabores: Adicione a abobrinha e os tomates batidos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo por cerca de uma hora e meia. Esse tempo longo é o que garante a doçura natural dos legumes.
A Finalização: Retire a tampa, aumente um pouco o fogo e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo sempre, até que a água do tomate evapore. O resultado deve ser um molho úmido e brilhante, mas nunca aguado.
O Toque do Queijo: Sirva quente e finalize com lascas generosas de queijo Manchego por cima, deixando que o calor do pisto derreta levemente o queijo.
